Qual é a diferença entre materiais plásticos de PE e PP?

- Sep 18, 2019-

Qual é a diferença entre materiais plásticos de PE e PP?

f636afc379310a554043107cbb4543a9832610d7

PE é polietileno (PE) é uma resina termoplástica obtida por polimerização de etileno. Industrialmente, também estão incluídos copolímeros de etileno e uma pequena quantidade de a-olefina. O polietileno é inodoro, não tóxico, parece cera, possui excelente resistência a baixas temperaturas (a temperatura mínima de uso pode atingir -100 ~ -70 ° C), boa estabilidade química e pode resistir à maioria das corrosões ácidas e alcalinas (não resistentes à oxidação) Natureza do ácido). É insolúvel em solventes comuns à temperatura ambiente, possui baixa absorção de água e excelente isolamento elétrico.


O polietileno é uma resina termoplástica cristalina. Sua estrutura química, peso molecular, grau de polimerização e outras propriedades são amplamente dependentes do método de polimerização utilizado. O método de polimerização determina o tipo de ramificação e o grau de ramificação. O grau de cristalinidade depende do grau de regularidade da cadeia molecular e da história térmica que ela experimenta.


O polietileno é muito sensível às tensões ambientais (efeitos químicos e mecânicos) e sua resistência ao envelhecimento térmico é inferior à estrutura química e às barras de processamento dos polímeros. O polietileno pode ser processado por métodos convencionais de moldagem termoplástica (consulte processamento de plástico). É amplamente utilizado na fabricação de filmes, materiais de embalagem, recipientes, tubos, monofilamentos, fios e cabos, necessidades diárias, etc., e pode ser usado como material de isolamento de alta frequência para televisões, radares, etc.


Com o desenvolvimento da indústria petroquímica, a produção de polietileno se desenvolveu rapidamente e sua produção é responsável por cerca de 1/4 da produção total de plásticos. Em 1983, a capacidade total de produção de polietileno do mundo era de 24,65 Mt, e a capacidade dos equipamentos em construção era de 3,16 Mt. Segundo as últimas estatísticas de 2011, a capacidade global de produção atingiu 96Mt. A tendência de desenvolvimento da produção de polietileno mostra que a produção e o consumo estão mudando gradualmente para a região asiática, e a China está se tornando cada vez mais o mercado consumidor mais importante.

08f790529822720e349a2c7277cb0a46f31fabe6

PP é um polipropileno que é uma resina termoplástica obtida pela polimerização do propileno. De acordo com a posição do grupo metil, é classificado em três tipos: polipropileno isotático, polipropileno atático e polipropileno sindiotático.


O grupo metil está disposto no mesmo lado da cadeia principal da molécula que o polipropileno isotático. Se o grupo metil é desordenado em ambos os lados da cadeia principal da molécula, é chamado polipropileno atático. Quando os grupos metil são dispostos alternadamente em ambos os lados da cadeia principal molecular, o polipropileno Gauge. Na produção industrial geral de resina de polipropileno, o conteúdo da estrutura isotática é de cerca de 95% e o restante é de polipropileno aleatório ou sindiotático.


Os produtos industriais são baseados em substâncias isotáticas. O polipropileno também inclui copolímeros de propileno e uma pequena quantidade de etileno. Geralmente um sólido translúcido, incolor, inodoro e não tóxico. O ponto de fusão pode atingir 167 ° C devido ao alto grau de cristalização devido à regularidade estrutural. Produtos resistentes ao calor, resistentes à corrosão e esterilizáveis a vapor são suas vantagens marcantes. A baixa densidade é o plástico de uso geral mais leve. A desvantagem é que a resistência ao impacto em baixas temperaturas é baixa e fácil de envelhecer, mas pode ser superada por modificações.


O material PP do tipo copolímero tem uma baixa temperatura de distorção pelo calor (100 ° C), baixa transparência, baixo brilho, baixa rigidez, mas possui maior resistência ao impacto, e a resistência ao impacto do PP aumenta com o aumento do teor de etileno. . A temperatura de amolecimento Vicat do PP é de 150 ° C. Devido ao alto grau de cristalinidade, este material possui excelente rigidez superficial e resistência a arranhões. Não há problema de quebra de estresse ambiental no PP.